domingo, 15 de abril de 2012

UMA SINGELA HOMENAGEM AO MAESTRO EMÍLIO PORTO, UM GRANDE AÇORIANO

*foto Rádio Pico

[vídeo»»»»» Grupo Coral das Lajes do Pico: http://www.youtube.com/watch?v=3DLVoqIQ7Mo , interpretando um emocionante tema dedicado à Ilha Montanha. Produção do jornalista faialense, Sr. Souto Gonçalves]

*********

Na passada quarta-feira à noite, durante mais um ensaio do «seu» Grupo Coral das Lajes do Pico, faleceu subitamente o maestro e professor Emílio Porto.

Aos 76 anos, Emílio Porto, natural da freguesia da Ribeirinha, concelho das Lajes do Pico, deixa um legado musical muito significativo.

Sob a sua batuta, o Grupo Coral das Lajes do Pico, atingiu níveis de grande qualidade e prestígio, e não é favor afirmar que este Grupo estava entre os primeiros do seu género nos Açores.

Emílio Porto foi um cidadão exemplar. Foi aluno do Seminário de Angra, especialmente dotado para a Música, onde colaborou com Edmundo Machado Oliveira no Orfeão e na Shcola Cantorum do Seminário.

Na década de sessenta do século passado foi ordenado sacerdote, pedindo mais tarde dispensa do ministério sacerdotal em coerência com a sua trajectória de vida.

Mais tarde completou os seus estudos superiores, obtendo licenciatura pela Escola Superior de Música de Setúbal.

Professor dedicado e pedagogo exemplar, Emílio Porto, foi também um dos pioneiros da Autonomia, tendo sido deputado regional à nossa Assembleia Legislativa, nas I e II legislaturas pelo Partido Socialista dos Açores.

Norteado por um ideal humanista e cristão, Emílio Porto sempre esteve na linha da frente pela defesa da sua Ilha do Pico e duma forma geral pela defesa e valorização do Povo Açoriano. Os temas que escolhia para serem interpretados pelo «seu» Grupo Coral, desde as "Ilhas de Bruma», «Baleeiros», temas do nosso folclore, das festas do Espírito Santo e do nosso Natal, eram autênticas provas de fé do seu açorianismo e amor à Terra que o viu nascer.

À sua Exma Família , apresentamos os nossos mais sentidos pêsames.

Sem comentários:

Enviar um comentário