sexta-feira, 27 de abril de 2012

III FÓRUM AÇORIANO FRANKLIN ROOSEVELT

Está a decorrer na cidade da Horta, no Teatro Faialense, o III Fórum Açoriano Franklin Roosevelt sob o tema «O Mar na Perspectiva da História, da Estratégia e da Ciência».

Este Fórum iniciou-se hoje e prolonga-se até ao próximo dia 29 do corrente mês e tem como organizadores e patrocinadores, a Fundação Luso-Americana e o Governo dos Açores.

Conta com a participação de diversos e ilustres especialistas açorianos, portugueses e norte-americanos, em vários domínios do saber e da ciência.

Contrariamente à opinião recente dalguns comentadores ou «estrategas» de meia-tijela, a posição geo-política e geo-estratégica do Arquipélago dos Açores continua e certamente continuará a ser vital para a defesa e integridade do Mundo Livre e do Ocidente em geral.

Quando se fala na emergência do Pacífico (mais por causa da China), isto não tira nenhuma importância estratégica aos Açores, pois se os EUA quiserem operar no Mediterrâneo, Médio Oriente, Golfo Pérsico, África do Norte e sub-sahariana e mesmo Ásia Central, será sempre mais fácil cruzar os nossos céus do que ir pelo Pacífico acima ou abaixo...

O tema deste III Fórum é muito interessante e só mostra que os Açores estão, graças a Deus!, num sítio irrepetível, apesar dalguns quererem desvalorizar este grande activo intangível, que é nosso e só nosso.

Sem comentários:

Enviar um comentário