quarta-feira, 25 de abril de 2012

AINDA ESTA TERRA VAI CUMPRIR SEU IDEAL!


[Fado Tropical, para o filme «Fados» de Carlos Saura, na voz doce e luso-tropical de Chico Buarque d'Hollanda, ele próprio um combatente da Liberdade e um opositor à Ditadura Militar brasileira vigente à data do 25 de Abril de 1974]

******
Hoje, dia 25 de Abril de 2012, comemorou-se pela 38ª vez, a queda da ditadura e o regresso da Liberdade e da Democracia a Portugal e a todos os seus domínios à data.

O 25 de Abril foi uma data muito importante e crucial para os Açores.

Os Açores foram refúgio dalguns estrategas do 25 de Abril e muitos Açorianos participaram de alma e coração neste importante evento da nossa história politica e social do último quartel do século XX.

Quem conheceu os Açores antes do 25 de Abril e compara com os Açores da actualidade, constatará diferenças abissais em todos os domínios, principalmente no campo social, no trabalho e na economia.

Aqui, nos Açores, e é preciso lembrar às actuais e futuras gerações, antes do golpe militar e da Revolução que lhe sucedeu no dia 25 de Abril de 1974, a miséria, a exploração, o obscurantismo e os preconceitos sociais eram esmagadores, assim como na Metrópole continental.

Ainda nos lembramos das gritantes desigualdades sociais, da repressão, da exploração e da espoliação dos mais pobres e desafortunados, da falta de liberdade de imprensa e de expressão; e principalmente da falta de tudo, inclusivamente da falta de luz eléctrica e de água corrente na maior parte das nossas freguesias, lugares e povoados!

A emigração em massa para os EUA e Canadá e as Guerras Coloniais em vários teatros de guerra em África, sangravam a nossa terra e a nossa sociedade, onde os mais novos, e muitas vezes os mais capazes e trabalhadores, fugiam da miséria e do obscurantismo.

É desse colonialismo, de que muitos de nós fomos contemporâneos, que falamos com alguma frequência.

Nunca é demais realçar as virtualidades do 25 de Abril na libertação dos Açores de todos os constrangimentos e estigmas do Antigo Regime ditatorial e colonialista.

Embora a data do 25 de Abril não seja a única data que impulsionou a libertação dos Açores, pois mais tarde sucederam outros eventos muito importantes para este desiderato, nós Açorianos, devemos estar gratos aos capitães de Abril, pois foi o 25 de Abril que abriu as portas à nossa Autonomia, e quiçá, num futuro não muito distante, à nossa própria Auto-Determinação.

Sem comentários:

Enviar um comentário