domingo, 8 de abril de 2012

OS MOINHOS DOS AÇORES





Sábado, dia 7 de Abril comemorou-se o Dia Internacional dos Moinhos.

Desde o povoamento até há poucos anos, os nossos moinhos (de vento ou de água) tiveram uma importância fundamental no nosso quotodiano e na nossa economia.

Apesar de grande parte dos nossos moinhos já tenham desaparecido para sempre, ainda existem alguns bonitos exemplares que resistem estoicamente e que dão um colorido muito especial à nossa paisagem.

Para comemorar esta singela e simbólica efeméride, o Museu da Ilha Graciosa, no passado sábado abriu ao público o seu Moinho de Vento das Fontes, requalificado muito recentemente.

Actualmente já existem muitos moinhos recuperados, quer para fins museológicos, quer para fins turísticos, e seria muito interessante que os seus proprietários, autarquias ou mesmo associações de desenvolvimento local viessem a promover a recuperação de muitos daqueles moinhos que ainda fazem parte da nossa paisagem rural.

Não devemos esquecer que os moinhos dos Açores constituem autênticos ex-libris turísticos e verdadeiras relíquias da nossa arqueologia agro-industrial.

Sem comentários:

Enviar um comentário