Este é o título com que o jornal «Público Online» brindou os seus leitores a 12 de Abril do corrente.
É habitual ouvir por parte dos actuais governantes da República; de diversos responsáveis partidários; de comentadores avençados e até por parte de diversos economistas e especialistas em finanças públicas, que Portugal não é a Grécia, pretendendo todos reafirmar com isto que os portugueses são menos aldrabões e menos corruptos do que os gregos.
Para além dessa afirmação - «Portugal não é a Grécia» - ser politicamente estúpida e deselegante para com uma nação amiga e que faz parte da mesma União - não está cientificamente provado que os governantes e os portugueses em geral são mais sérios ou confiáveis do que os seus homólogos gregos.
A verdade é que, lá, na Grécia, o ministro dos submarinos foi detido e vai responder em juízo por corrupção.
Em Portugal, apesar das ferrostaaladas e das aldrabices das contrapartidas, nada acontece. No pasa nada.
Acrescente-se que na Alemanha dois ex-gestores da Ferrostaal foram condenados por terem subornado gregos e portugueses e na Grécia foi preso o respectivo ministro que esteve envolvido neste caso. Em Portugal, o processo arrasta-se há anos...
Questionado sobre o processo dos submarinos em Portugal, o Sr. Procurador Geral da República - e este não é uma pessoa qualquer! - , disse que não havia dinheiro para as necessárias perícias...e aguarda que sejam disponibilizadas verbas por parte do Governo da República...
Entretanto, o «Jacinto Leite Capelo Rego» anda por aí a vender banha da cobra como qualquer feirante de 3ª categoria e a enfiar barretes nas cabeças mais desprotegidas dalguns açorígenes (felizmente poucos!)
Nunca é demais avisar os Açorianos: um olho no burro, outro no cigano...
Sem comentários:
Enviar um comentário