[Hino Nacional de Timor-Leste]
Refrão:
«Pátria, pátria, Timor-Leste nossa nação,
Glória ao povo e aos heróis da nossa libertação»
Música de Afonso Redentor Araújo; Letra de Borja da Costa
**************************
Hoje, dia 20 de Maio, faz precisamente dez anos que Timor Leste restaurou a sua plena independência perante a comunidade das Nações.
Depois de séculos de abandono e colonialismo (suave) português; ocupação selvática japonesa durante a II Guerra Mundial; processo atribulado de descolonização em 74/75 que acabou em guerra civil e numa ocupação sanguinária do seu grande vizinho indonésio (com a cumplicidade das grandes potências à época); depois de muito abandono e traição de Portugal (durante o PREC e até à década de 90) em relação ao povo sofrido de Timor Leste, finalmente o Povo heróico de Timor conseguiu a sua libertação e a sua independência.
Foi o massacre no cemitério de Santa Cruz - relatado e filmado pelo jornalista Max Stahl para todo o mundo - que deu grande impulso à luta pela independência de Timor no final da década de 90 do século passado, quando já muitos consideravam o território como a 27ª província da Indonésia.
Mercê duma conjuntura internacional muito favorável; do grande empenho do governo português chefiado pelo Engº António Guterres e do próprio Presidente Jorge Sampaio; do empenho e compromisso do Presidente americano Bill Clinton, o que muito valeu as relações pessoais que este tinha com o PM português; da mobilização da Igreja Católica e da própria sociedade civil portuguesa; e principalmente da resistência heróica , cultural e religiosa dos timorenses, Timor Leste aproveitou, finalmente, esta janela de oportunidade e conseguiu alcançar a sua Libertação e Independência.
Nesse processo devemos realçar a participação dum açoriano, o Dr. Jaime Gama, à data Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, e que fez um trabalho diplomático notável com vista a redimir Portugal dos erros passados e a repôr justiça e dignidade na vida dos nossos irmãos timorenses.
Apesar de muito longíquo, Timor Leste, outrora Timor Português, teve sempre grandes e afectivos relacionamentos com os Açores e Açorianos.
Basta recordar a presença de muitos sacerdotes, missionários, professores, funcionários públicos e militares oriundos destas ilhas açorianos e que muito contribuiram para o desenvolvimento cultural e social de Timor. Inclusivamente existem muitos laços de sangue entre açorianos e timorenses.
O primeiro bispo em Timor (Diocese de Dili) foi D. Jaime Goulart, natural da freguesia da Candelária, Ilha do Pico, e que o signatário teve a felicidade de conhecer, falar e privar com tão ilustre personalidade.
Ainda recentemente passou pelos Açores, o actual Ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Zacarias da Costa, e que regressou ao nosso arquipélago passados 35 anos, onde estudou durante dois anos na nossa Ilha do Pico.
Segundo Zacarias da Costa, em declarações à imprensa em Ponta Delgada : «Queria passar pelos Açores para homenagear as pessoas que me trouxeram para cá, mas também o Povo Açoriano, pela ligação histórica e afectiva com Timor Leste».
Neste 10º Aniversário da Independência de Timor-Leste, daqui desta tribuna, enviamos as nossas mais sinceras felicitações para o Povo de Timor e para as suas autoridades, democraticamente constituidas.
21 MAIO, 21H30 no 9500 CINECLUBE
ResponderEliminarTABU de Miguel Gomes
Portugal / 2012 | Drama - M/12 | Duração 118'
Uma idosa temperamental, a sua empregada cabo-verdiana e uma vizinha dedicada a causas sociais partilham o andar num prédio em Lisboa. Quando a primeira morre, as outras duas passam a conhecer um episódio do seu passado: uma história de amor e crime passada numa África de filme de aventuras.
Prémio Alfred Bauer; Prémio da Critica FIPRESCI - Festival Internacional de Cinema de Berlim 2012