[Fusion video-fotográfica da autoria da artista e profissional da fotografia, Caroline Cerutti, sobre as Festas do Divino de Santo Amaro da Imperatriz (Santa Catarina) do ano passado]
********************
Como afirmámos no post anterior, as festividades em honra do Divino Espírito Santo em Santa Catarina são verdadeiros acontecimentos sociais e culturais.
Não subestimando toda a liturgia preparatória da Festa e todo o cerimonial religioso, assente nas raízes e nos fundamentos da mensagem do Espírito Santo, a estas características juntam-se toda a parte profona e estética que envolve a festa e a tradição.
Tal como nas nossas Ilhas e na nossa diáspora na América do Norte, as festividades do Divino neste estado brasileiro não são todas iguais. Umas são mais ricas e imponentes; outras mais singelas e austeras. Contudo, a religiosidade e o ambiente de alegria sã nesses dias é igual em todas as festas.
É em Santo Amaro da Imperatriz, um município que fica na parte continental do Estado, e que teve uma significativa colonização alemã, que as estas festividades em honra do Divino se revestem de grande magnificiência, onde existe até um protocolo bastante elaborado entre todos os figurantes/participantes no Cortejo Imperial.
Caroline Cerutti, capturou, com a sua câmara fotográfica, bonitos momentos e instantâneos destas festividades, quer na Igreja Matriz de Santo Amaro, quer durante o cortejo imperial.
Em esplendor, estas Festas do Divino em Santo Amaro da Imperatriz, podem comparar-se com as festas do D.E.S. nas nossas comunidades residentes ou nascidas na Califórnia, onde a Rainha e a sua corte são elementos estéticos muito interessantes do cortejo.
Na freguesia das Ribeiras do Pico, concelho das Lajes do Pico, certamente por influência dos nossos emigrantes da Califórnia, chegámos a ver cortejos com estas características.
Sem comentários:
Enviar um comentário