Neste blogue já fizémos algumas referências quanto à extinção do melhor programa de televisão que é emitido a partir dos Açores e para os Açores - o «Bom Dia Açores» - sob a direcção do distinto jornalista e açoriano dos quatro costados, o Sr. Pedro Moura.
Para a maioria dos Açorianos, nos quais me inclui, a verdadeira janela açoriana tem sido este programa, o qual já tem alguma longevidade e que é e tem sido uma extraordinária companhia nas manhãs açorianas e ainda com um bónus diferido ao fim das tardes.
Neste programa as notícias e as actualidades têm rosto, têm nome , têm mensagem e até têm muitas vezes debate franco e despreconceituado.
Fugindo ao figurino industrial, asséptico e intelectualóide doutros programas, o Sr. Pedro Moura no seu estilo informal e coloquial, pôs ao longo destes últimos anos os açorianos a falar entre eles e incrementou o conhecimento inter-ilhas.
Nesse programa foi dada a voz a muitos que não tinham voz; foi dada prioridade ao cidadão comum e a todos os assuntos que interessam efectivamente aos Açorianos - meteorologia, protecção civil, transportes, eventos profanos e religiosos, agenda cultural, promoção turística, divulgação médica, acções de solidariedade, actualidade desportiva de todas as modalidades, notícias sobre o trânsito rodoviário, recomendações policiais, etc, etc, - eram ali noticiados, tratados e comentados pelos respectivos responsáveis.
Se há ou havia programa com a etiqueta de serviço público era e ainda é, durante mais uma semana e picos, o Bom Dia Açores.
Infelizmente, e em consequência das recentes deliberações políticas da tutela em Lisboa, este programa vai acabar, pois não interessa a Lisboa este tipo de serviço público, mas sim os directos futebolísticos, saber se os jogadores da selecção deles comeram brioches ou bijous ao pequeno almoço ou se houve uma porrada de mortos e feridos nalgum infeliz acidente...
Não devemos esquecer que toda esta pulhítica relativa à televisão pública nos Açores teve e tem a colaboração de procuradores locais de Lisboa, desde políticos a soldo do exterior a "empresários" dos media e até a alguns funcionários oportunistas e anti-açorianos.
No Facebook está aberta uma página denominada «Continuação do Bom Dia Açores na RTP-Açores»: http://www.facebook.com/bomdiaacores.
Em conclusão: Só quando os Açores tiverem na sua mão o comando do seu futuro é que estas situações serão ultrapassadas. À atenção dos nossos eleitores e dos nossos representantes.
Sem comentários:
Enviar um comentário