sábado, 30 de junho de 2012

UMA HOMENAGEM AOS NOSSOS EMIGRANTES



[O Emigrante, um hit interpretado por Carmen Silva e muito popular junto da nossa emigração há umas boas décadas atrás. Um vídeo com imagens duma época que não deixa saudades e quando éramos humilhantemente governados a partir de Lisboa]

**********************

Estamos no início do Verão e já notamos nas nossas ilhas a presença de muitos dos nossos emigrantes, seus descendentes e familiares mais próximos, em visita à sua terra natal, para um merecido descanso e participação em muitas das nossas festividades cívicas e religiosas.


Nunca é demais lembrar o contributo dos nossos Emigrantes para o desenvolvimento da sua amada Terra Açoriana e para a sua dignificação lá para as terras do Novo Mundo.

Numa altura em que as autoridades portuguesas incentivam e até pressionam a nossa juventude a emigrar - como aconteceu recentemente num discurso do Representante de Portugal nos Açores - é bom lembrar que o processo de emigração é normalmente muito doloroso, quer para quem vai, quer para quem fica e especialmente para a própria terra natal que fica a sangrar com a saída dos seus melhores cidadãos, mais esforçados, dinâmicos e trabalhadores.

Embora hoje as condições sócio-económicas e o nosso enquadramento politico europeu sejam radicalmente diferente daquelas que predominavam nas décadas de sessenta, setenta e oitenta do século XX, a verdade é que a emigração, por razões essencialmente económicas, não pode ser abordada com ligeireza e garotice, pois ninguém emigra porque quer, à excepção de determinados extractos sócio-culturais minoritários.

Aqui fica a nossa singela homenagem para todos os emigrantes açorianos e seus descendentes, já nascidos nas Américas, e votos para que a sua estadia cá nos Açores seja proveitosa e reconciliadora para com a terra dos seus antepassados.

Sem comentários:

Enviar um comentário