sexta-feira, 29 de junho de 2012

FESTA, CULTURA E TRADIÇÃO (I) - SANJOANINAS.2012



[Cortejo de Abertura das Sanjoaninas 2012, realizado na Cidade de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, a 22 de Junho. Produção profissional de vídeo do Sr. F.G. Pereira]

CORTEJO DE ABERTURA

Depois da realização das principais e tradicionais festividades em honra e louvor ao Divino Espírito Santo, estamos agora a viver, até hoje dia 29, Dia de S.Pedro, a época dos Santos Populares.

É uma época especialmente querida das nossas populações. Há cidades, vilas e freguesias onde as respectivas festividades atingem níveis de participação impressionantes, como é o caso das Sanjoaninas de Angra do Heroismo.

Se o fogo de artifício de Fim-de-Ano do Funchal, na Ilha da Madeira, é provavelmente o melhor do Mundo, também temos a vivida convicção que as Sanjoaninas de Angra, na Ilha Terceira, são muito provavelmente a festa mais bonita, policromática e eclética em honra de S. João.

Mais uma vez Angra engalanou-se para festejar o S. João e caprichou-se para receber os milhares de forasteiros que vieram doutras ilhas dos Açores, do Continente Português e da nossa diáspora.

Uma festa de grande nível, elegância, sensibilidade, cultura e tradição, e só como os terceirenses sabem fazer.

Num tempo de austeridade e de massacre social e económico, sabe sempre bem a realização e a participação nestes eventos, e em especial quando são efectuados na sua grande maioria pela «prata da casa».

Às vezes ficamos apatetados quando assistimos à realização de eventos festivos, nomeadamente as já habituais Festas de Verão em todo o Arquipélago, com a requisição de artistas de fora, quando nós cá temos do melhor e do mais genuíno, a começar pelas nossas filarmónicas.

Dar mais valor ao que é nosso deve ser prioridade de todos os Açorianos. É porque, se não o fizermos, certamente ninguém o fará por nós.

Sem comentários:

Enviar um comentário