sábado, 30 de junho de 2012

UMA HOMENAGEM AOS NOSSOS EMIGRANTES



[O Emigrante, um hit interpretado por Carmen Silva e muito popular junto da nossa emigração há umas boas décadas atrás. Um vídeo com imagens duma época que não deixa saudades e quando éramos humilhantemente governados a partir de Lisboa]

**********************

Estamos no início do Verão e já notamos nas nossas ilhas a presença de muitos dos nossos emigrantes, seus descendentes e familiares mais próximos, em visita à sua terra natal, para um merecido descanso e participação em muitas das nossas festividades cívicas e religiosas.


Nunca é demais lembrar o contributo dos nossos Emigrantes para o desenvolvimento da sua amada Terra Açoriana e para a sua dignificação lá para as terras do Novo Mundo.

Numa altura em que as autoridades portuguesas incentivam e até pressionam a nossa juventude a emigrar - como aconteceu recentemente num discurso do Representante de Portugal nos Açores - é bom lembrar que o processo de emigração é normalmente muito doloroso, quer para quem vai, quer para quem fica e especialmente para a própria terra natal que fica a sangrar com a saída dos seus melhores cidadãos, mais esforçados, dinâmicos e trabalhadores.

Embora hoje as condições sócio-económicas e o nosso enquadramento politico europeu sejam radicalmente diferente daquelas que predominavam nas décadas de sessenta, setenta e oitenta do século XX, a verdade é que a emigração, por razões essencialmente económicas, não pode ser abordada com ligeireza e garotice, pois ninguém emigra porque quer, à excepção de determinados extractos sócio-culturais minoritários.

Aqui fica a nossa singela homenagem para todos os emigrantes açorianos e seus descendentes, já nascidos nas Américas, e votos para que a sua estadia cá nos Açores seja proveitosa e reconciliadora para com a terra dos seus antepassados.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

FESTA, CULTURA E TRADIÇÃO (I) - SANJOANINAS.2012



[Cortejo de Abertura das Sanjoaninas 2012, realizado na Cidade de Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, a 22 de Junho. Produção profissional de vídeo do Sr. F.G. Pereira]

CORTEJO DE ABERTURA

Depois da realização das principais e tradicionais festividades em honra e louvor ao Divino Espírito Santo, estamos agora a viver, até hoje dia 29, Dia de S.Pedro, a época dos Santos Populares.

É uma época especialmente querida das nossas populações. Há cidades, vilas e freguesias onde as respectivas festividades atingem níveis de participação impressionantes, como é o caso das Sanjoaninas de Angra do Heroismo.

Se o fogo de artifício de Fim-de-Ano do Funchal, na Ilha da Madeira, é provavelmente o melhor do Mundo, também temos a vivida convicção que as Sanjoaninas de Angra, na Ilha Terceira, são muito provavelmente a festa mais bonita, policromática e eclética em honra de S. João.

Mais uma vez Angra engalanou-se para festejar o S. João e caprichou-se para receber os milhares de forasteiros que vieram doutras ilhas dos Açores, do Continente Português e da nossa diáspora.

Uma festa de grande nível, elegância, sensibilidade, cultura e tradição, e só como os terceirenses sabem fazer.

Num tempo de austeridade e de massacre social e económico, sabe sempre bem a realização e a participação nestes eventos, e em especial quando são efectuados na sua grande maioria pela «prata da casa».

Às vezes ficamos apatetados quando assistimos à realização de eventos festivos, nomeadamente as já habituais Festas de Verão em todo o Arquipélago, com a requisição de artistas de fora, quando nós cá temos do melhor e do mais genuíno, a começar pelas nossas filarmónicas.

Dar mais valor ao que é nosso deve ser prioridade de todos os Açorianos. É porque, se não o fizermos, certamente ninguém o fará por nós.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

O VOO DO MILHAFRE (VI) - «A INDEPENDÊNCIA AÇORIANA»

Com a aproximação das comemorações da efeméride do 6 de Junho e respectivo rescaldo, surge habitualmente na nossa imprensa, nos blogues e noutros suportes hodiernos de comunicação, muitos artigos, posts e opiniões sobre o tema subjacente - A Independência Açoriana.


Neste contexto, não resistimos de linkar neste blogue um interessante artigo da autoria do Dr. Álvaro Dâmaso, publicado no Açoriano Oriental online no passado dia 11, cujo título é precisamente «A Independência Açoriana», em jeito de homenagem a um opúsculo com a mesma epígrafe ( A Independência Açoriana e Seu Fundamento) da autoria de António d'Ávila Gomes e publicado em Angra do Heroísmo em 1892:


É de facto um interessante artigo, e mesmo sem fazer a apologia da independência, se reconhece que uns Açores governados directamente pelos seus próprios cidadãos é sempre a solução mais adequada, como remata o distinto autor: «Está demonstrado, que os acorianos, por si próprios, governam melhor o território disperso em que vivem do que o governo nacional...».

Nem mais: Livre Administração dos Açores pelos Açorianos.

DE REGRESSO À PÁTRIA AÇORIANA

[Foto de Diogo Galveia]


BOM DIA, ESTIMADOS LEITORES:

Regressado dum pequeno périplo por terras estrangeiras, o vosso amigo Milhafre informa os seus estimados leitores que, dentro da disponibilidade possível, irá recomeçar neste vosso blogue as suas habituais lides.

Pelo que já pudemos constatar e verificar não falta matéria para ser analisada e comentada, desde a vertiginosa actualidade noticiosa até aos assuntos de temática eminentemente açoriana.

Até já...

sábado, 16 de junho de 2012

POVO, TRADIÇÃO E IDENTIDADE (VII)


[Actuação dos Foliões das Capelas na Festa do Espírito Santo da freguesia da Ribeira Chã, concelho da Lagoa, aquando da visita à casa dos mordomos. Produção de vídeo a cargo do Sr. José Pacheco: www.autoacores.com]

POVO, TRADIÇÃO E IDENTIDADE (VI)














[Conjunto de 4 bonitas e expressivas fotografias da autoria do Sr. Paulo Ricardo Bicudo e relativas à Festa do Divino Espírito Santo na freguesia das Ribeiras do Pico, concelho das Lajes do Pico]

quinta-feira, 14 de junho de 2012

O VOO DO MILHAFRE (V) - «EMIGREM ELES!»

Em complemento ao nosso post anterior, hoje priveligiamos nesta rubrica o eloquente artigo da autoria do Dr. Carlos Melo Bento, publicado hoje no Açoriano Oriental online e sobre a mais recente polémica, suscitada pelas consecutivas declarações de dignatários do Estado Português a pressionar os desempregados e os jovens a emigrar. Se dúvidas houvessem, ficámos a saber que o plano de Portugal para os Açores é um plano de DESERTIFICAÇÃO: encerrar serviços públicos básicos, abandonar as populações à sua sorte, cobrar à boca do cofre os custos de soberania que é «deles» e por fim , mandar os nossos jovens para o sertão e para a savana!:

EMIGREM ELES!


Parafraseando o distinto articulista, «Vão-se mas é embora eles e deixem-nos sobreviver como nós sempre soubemos».

NO DIA DE PORTUGAL, O SR. REPRESENTANTE DA REPÚBLICA ACONSELHOU OS JOVENS AÇORIANOS A EMIGRAR...

[Os Emigrantes, pintura a óleo sobre tela da autoria do grande pintor e mestre açoriano Domingos Rebelo (1926)]


*********************


Há uns poucos meses a esta parte, a grande maioria dos portugueses, dos comentadores e dos observadores politicos ficaram muito indignados com as declarações do PM de Portugal, Pedro Passos Coelho, quando alvitrou - e até aconselhou - a emigração como saída profissional ou tábua de salvação para os desempregados portugueses, em especial os jovens.


Do ponto de vista institucional essas declarações foram graves e inadequadas. Todavia, e tendo em consideração que o actual PM, para além de governante, é chefe dum partido e duma determinada facção politica, devemos contextualizar essas mesmas declarações.


Graves sim, foram as declarações proferidas pelo Exmo Sr. Representante da República na Região Autónoma dos Açores, no seu discurso comemorativo do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, proferido na cidade de Angra do Heroísmo.


Fazendo fé nas notícias que nos chegaram, nomeadamente através do Telejornal produzido pela delegação local da RTP, o Sr. Representante da República no nosso arquipélago aconselhou a emigração como saída possível para o crescente problema do desemprego que afecta os jovens açorianos, embora utilizando vocabulário mais soft e/ou modernaço, como é a referência à mobilidade...


Num dia solene como é, e deve ser o Dia de Portugal, este tipo de declarações e juízos de valor sobre esta realidade social que nos aflige a todos - o desemprego-, revelam muita pouca diplomacia e até fazem crer na cabeça do cidadão comum que Portugal tem como doutrina oficial imediata o abandono dos seus cidadãos à sua sorte, nomeadamente convidando-os à emigração compulsiva.


De facto, a História recente de Portugal é feita de sucessivos abandonos, negligências e traições.


Desde os abandonos dos portugueses e dos seus haveres nos territórios ultramarinos (a maioria deles chegou à Metrópole e às Ilhas Adjacentes com a roupa que tinha no corpo); desde o desmantelamento de grande parte da capacidade industrial portuguesa; desde o abandono dos campos e das pescas, através de acordos ruinosos com a então CEE, mais tarde União Europeia; a entrega dos nossos mares a uma assimétrica politica comum de pescas europeia; desde o abandono do interior, das serras e das zonas raianas continentais (hoje grande parte do interior de Portugal está entregue aos bichos...); desde o abandono dos emigrantes com o fecho sistemático de embaixadas e serviços consulares, etc. E depois disto tudo, esta politica oficial de abandono chega às ilhas - naquilo que é a justificação da presença de Portugal aqui - com o encerramento de serviços de finanças, tribunais, registos notariais, esquadras de polícia, etc, etc- e com o convite oficial para que os nossos jovens voltem novamente a emigrar.


Antes Portugal dáva-lhes uma guia de marcha para África; hoje tem para lhes dar um passaporte para sair da sua própria terra.


Felizmente, os Açores já tomaram consciência da sua situação e já possuem orgãos de governo próprio para, numa primeira fase, contrariar a politica de abandono preconizada pelo Estado Português, e numa segunda fase, assumirem pacifica e gradualmente os espaços vazios, pois a natureza tem horror ao vazio.


Agora, a História dos coitadinhos não vai repetir-se entre nós...

terça-feira, 12 de junho de 2012

O VOO DO MILHAFRE (IV)- «AINDA O 6 DE JUNHO»

[Foto do Sr. José Maria * facebook]

*********************
Nesta rubrica hoje destacamos mais um importante artigo do Sr. João Pacheco de Melo, publicado no «Açoriano Oriental» online:

AINDA O 6 DE JUNHO


[Um olhar lúcido sobre a importância histórica e sobre o simbolismo actual da grande manifestação açoriana de 6 de Junho de 1975. Hoje, mais do que ontem, existem muitas mais razões para que os nossos direitos históricos e a nossa própria identidade cultural sejam defendidos com unhas e dentes.Se falharmos, seremos escravos na nossa própria terra!]

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ó MAR SALGADO, QUANTO DO TEU SAL SÃO LÁGRIMAS DE PORTUGAL!



[Versão musicada e cantada no doce sotaque tropical brasileiro do poema heróico «Mar Portuguez» do genial Fernando Pessoa , tão estudado e idolatrado no Brasil]

*********************

Por imperativo de calendário, comemorou-se ontem, dia 10 de Junho, o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.

Como vem sendo habitual, há muito tempo a esta parte, as altas autoridades e as altas instâncias reuniram-se num cerimonial pomposo, devidamente protegidas por cordões policiais e guarda-costas, ficando o Povo atrás das tábuas...

Cerimonial consecutivamente anacrónico e até surrealista, numa altura em que se vende os activos da pátria às fatias e quando a nação está às ordens de potências estrangeiras. Por pouco proibiam a celebração do Dia de Portugal, já que o feriado da Restauração da Independência foi simplesmente banido.

Nestas circunstâncias e quando mais uma vez o Estado Português não cuida dos seus cidadãos nem exerce a sua soberania com justiça e isenção, resta-nos lembrar e homenagear o bom povo português, aquele que ao longo do tempo tem sido explorado, saqueado e roubado por uma élite politico-cultural-financeira corrupta e incompetente; homenagear todos os filhos do ex-Império que foram esquecidos, desprezados e abandonados na Ásia ou na África; homenagear os bravos soldados (entre os quais muitos açorianos) que pereceram nas savanas africanas ou serviço duma pátria madrasta; e não podíamos esquecer dos heróicos Ilhéus (açorianos e madeirenses), que durante séculos têm sido os faroleiros e os vigilantes desta fronteira ocidental, apesar das ignomínias feitas e ditas contra estes.

Ainda recentemente, Vasco Vieira de Almeida, distinto advogado e Ministro das Finanças do I Governo Provisório, afirmou que «o Povo valeu sempre mais do que as élites». Nem mais!

A próxima revolução, não vai ser motivada por lutas de classes ou uma lutas ideológicas, mas será uma revolução para defenestrar, inclusivamente aqui nos Açores, as actuais élites (ou o que resta delas...) corruptas, reacionárias e incompetentes, que arruinaram o povo e que fizeram sumir todo o produto do nosso trabalho e todas as nossas poupanças.

domingo, 10 de junho de 2012

FESTA DO DIVINO 2012 EM PALHOÇA, ESTADO DE SANTA CATARINA (BRASIL)




[Festa do Divino 2012, realizada no passado dia 3 de Junho, na cidade de Palhoça, municipio do litoral do Estado de Santa Catarina, e que faz parte da área metropolitana de Florianópolis. Palhoça é um dos municípios com grandes raízes de colonização açoriana. Vídeo da autoria dos Srs. Sebastião da Cruz e Hélio João Machado. Inclui cerimonial religioso da Festa do Divino, canto coral, arraial e a partir minuto 26' o imponente e tradicional cortejo imperial e desfile das Bandeiras do Divino]

***************

À semelhança das nossas tradicionais festas em honra e louvor ao Espírito Santo, a Festa do Divino e diversas manifestações da Cultura Açoriana prosseguem no Estado de Santa Catarina.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

CONFERÊNCIAS DA AUTONOMIA DA BATATA DOCE- II

As Conferências (alegadamente) sobre a Autonomia continuam.

Hoje o painel e os respectivos paineleiros dedicaram-se à coltura. Foram convidados dois obscuros «escritores» (hoje em dia qualquer banana é escritor)...

Um deles insurgiu-se contra o czarismo ilhéu. O outro, mais fashion, queixou-se do facto da DRAC não estar na Terceira, coitadinho...

Numa altura em que a Cultura (e cultura não é só publicar livros que ninguém lê!...) e a Identidade açorianas estão a ser severamente atacadas (caso da extinção do programa televisivo matinal Bom Dia Açores, p.ex. por ordens expressas do Governo neo-comunista liberal de Lisboa!) os participantes daquele sarau eminentemente coltural, nem uma palavrinha tiveram para com tamanha afronta perpetrada na cara dos Açorianos.

A finalizar - e segundo rezam as crónicas e os títulos publicados nos OCS's «regionais» - a administradora-delegada nos Açores do partido organizador dessas conferências , afirmou (sem se rir...) que quer «valorizar e clarificar a politica cultural na Região».

Discursos redondos. Tretas. Agit-prop. E alguns cromos à espera duma cenourinha...

Ultrajante!

quarta-feira, 6 de junho de 2012

LEMBRAR O 6 DE JUNHO

[Foto do Sr. José Maria* facebook]


Apesar de hoje estarmos muito ocupados, fazemos muita questão em assinalar esta preciosa data aqui neste blogue.


O 6 de Junho de 1975 não pertence a este ou àquele grupo, embora se deva reconhecer os seus principais protogonistas e até mártires.
Foi um dia excepcional onde o grito de revolta e de afirmação dos Açorianos chegou mais alto.


Fartos de humilhações e de ofensas contínuas à nossa identidade e idoneidade, nesse dia os Açorianos manifestaram-se em massa e disseram que também queriam ser ouvidos e que já não admitiam que outros decidissem por eles e que viessem para aqui mandar como nós fossemos simples indígenas.


O que sucedeu depois, são outras histórias e que já pertencem à História.


Fiquemos pelo essencial e prestemos honras àqueles que enfrentaram as agruras dos acontecimentos e que abriram uma pequena janela para o nosso futuro, que pretendemos ser próspero e radioso.


Viva os Açores!

terça-feira, 5 de junho de 2012

O VOO DO MILHAFRE (IV) - " A COMPLETA RENDIÇÃO"

Hoje, o nosso amigo Milhafre sobrevoou o blogue «O Lugar da Ponta Delgada», assinado pelo distinto militante da Causa Açoriana, Sr. João Pacheco de Melo.

Como é habitual nesta rubrica, destacamos o artigo, a crónica, o post ou mesmo a notícia que pela sua actualidade e pertinência deve ser obrigatoriamente registado neste nosso modesto blogue. É o caso do mais recente post do Sr. João Pacheco de Melo publicado a 29 de Maio p.p.:

A COMPLETA RENDIÇÃO


[Fugindo ao politicamente correcto, muito habitual nos meios da politica, do jornalismo e das comunidades do parlapier fiado, o autor identifica os problemas e as ameaças reais que pesam actualmente sobre os Açores. Anteriormente foram outras as ameaças, hoje são estas, bem reais e palpáveis, e o autor não tem receio de chamar os bois pelos nomes.

Neste post - e que foi também publicado no jornal diário «Açoriano Oriental», o autor denuncia o silêncio cúmplice, senão mesmo a actuação colaborante e anti-açoriana, da actual direcção política do PSD nos Açores e também a passividade e a obediência humilhante dos Deputados da Nação eleitos pelos Açores e que na Assembleia da República ainda não se fartaram de votar a favor do Governo neo-comunista liberal de Lisboa em todas as matérias que retiram competências e direitos essenciais aos Açores e à nossa periclitante Autonomia.

Numa altura em que a cobardia aliada a questões básicas de intendência invadiram o nosso quotodiano político, eis mais uma pedrada neste charco putrefacto de cumplicidades e recheado de facadinhas nas costas do Povo Açoriano]

segunda-feira, 4 de junho de 2012

«BOM DIA RELVAQUISTÃO» JÁ ESTÁ NO AR!

A partir de hoje, segunda-feira, dia 4 de Junho de 2012, a RTP- ex-Açores, por motivos alegadamente economicistas, deixa de transmitir em directo e ao vivo a partir das 07:30 da manhã, o açorianíssimo programa matinal e de autêntico serviço público, denominado Bom Dia Açores e da responsabilidade do jornalista Pedro Moura.

Dentro de momentos o canal ex-Açores, vai receber e retransmitir em directo (e em simultâneo como mais três ou quatros canais para todo o globo), o Bom Dia Relvaquistão, onde não vão faltar informações utilíssimas sobre os acessos às pontes Vasco da Gama, 25 de Abril, Arrábida e D. Luis I, sem esquecer o nó do Feijó, a recta de Benfica e a recta da Coina...

Também vamos ficar a par do tempo nas Penhas Douradas, em Faro, Lisboa, Madrid, Paris, Berlim e Moscovo.

Como vêm, tudo informações muito úteis para os nossos automobilistas, lavradores, pescadores, donas-de-casa ou passageiros que querem viajar na SATA, na Atlanticoline ou na Transmaçor...

E é com aquelas cabeças de inhame que estão à frente (ou melhor: encostados à parede!) da RTP-ex-Açores, que vamos ter que gramar, até um dia que tenham vergonha na cara!

domingo, 3 de junho de 2012

DESFILE DO «CORTEJO IMPERIAL» NA SEGUNDA-FEIRA DO D.E.S. PELAS RUAS DE SANTO AMARO DA IMPERATRIZ(SC)



[Desfile do Cortejo Imperial das Festas do Divino pelas ruas de Santo Amaro da Imperatriz (SC) na manhã do passado 28 de Maio, Segunda-Feira do Espírito Santo. Filmagem de video de Igor Becker Martins e produção/edição de Sebastião da Cruz]

******************************

No passado dia 28 de Maio, Segunda-Feira do Espírito Santo, comemorou-se o Dia dos Açores, festejado popularmente em todas ilhas e em vários impérios, e oficialmente na Vila da Povoação, com a presença dos nossos Orgãos de Governo Próprio.

Lá longe, no Atlântico Austral, também festejava-se a Cultura e a Identidade Açorianas, levada para aquelas paragens à quase três séculos pelos nossos antepassados, cujo traço principal são as Festas em Honra e Louvor ao Divino Espírito Santo.

Açores, pequeninos no mapa, mas grandes no Mundo!

sábado, 2 de junho de 2012

MUITO OBRIGADO SR.PEDRO MOURA E ATÉ SEMPRE!



[Despedida do Sr. Pedro Moura, responsável pelo Bom Dia Açores, o programa televisivo matinal mais querido de todos os Açorianos, de Santa Maria ao Corvo e com bastante audiência na diáspora através da internet com a publicação de vídeos e resumos diários]

***************************

Consumada que está a extinção deste popular programa matinal - autêntico serviço público! - e já vindo a caminho a extinção da própria RTP Açores, como entidade autónoma e açoriana, resta-nos agradecer ao Sr. Pedro Moura e à sua laboriosa equipa pelo trabalho incansável feito durante nove anos em prol da aproximação das nossas ilhas e da Unidade Açoriana, um valor inestimável da nossa própria Identidade apesar de muita, rica e pujante diversidade cultural, geográfica e até social existente em todas as nossas queridas Ilhas.

Mercê dum novo, sofisticado e atroz ataque à nossa Autonomia e aos Açores em geral, a RTP nacional, cumprindo instruções do Governo da República, e designadamente do Sr. Ministro Miguel Relvas, começa a desmantelar a RTP-Açores e começa precisamente por aquele programa que nós mais nos identificamos.

Agora, a partir de segunda-feira próxima o canal RTP-ex Açores, vai transmitir, em vez do Bom Dia Açores do Sr. Pedro Moura, o Bom Dia Portugal.

Para nós, até podia ser o «Bom Dia Azerbaijão», que é igual ao litro. Aquilo não nos diz nada...

O VOO DO MILHAFRE(III)

Pela sua actualidade e ponderação, hoje, primeiro dia deste promissor mês de Junho, vamos salientar nesta rubrica «O Voo do Milhafre» um importante artigo de opinião, publicado na última quarta-feira no «Correio dos Açores», da autoria do Sr. Gustavo Moura, emérito jornalista da nossa terra e defensor inveterado da nossa identidade cultural e arquipelágica.


Com a devida vénia linkamos o artigo em causa:

REFLEXÕES SOBRE O DIA DOS AÇORES:


Numa altura em que há uma vigorosa ofensiva contra os Açores, contra os Açorianos e contra as suas Instituições, é bom ler esta opiniões ponderadas dum veterano da Causa Açoriana.

Um bem haja!