quarta-feira, 30 de maio de 2012

DIA DAS CANÁRIAS




[Pasodoble Islas Canarias pelo famoso grupo «Los Sabandeños», e que é por muitos considerado um segundo hino canarino]

******************************

Hoje, dia 30 de Maio, comemora-se o Dia das Canárias.

Aos nossos irmãos insulares da Macaronésia, enviamos as nossas mais sinceras felicitações.

Viva Canárias Libre!

A F.L.A. VOLTA A COMEMORAR O «6 de JUNHO»

Segundo notícia do Açoriano Oriental online, publicada na passada Segunda-Feira do Espírito Santo, a FLA- Frente de Libertação dos Açores vai assinalar o 37º Aniversário da grandiosa manifestação ocorrida a 6 de Junho de 1975 e que foi o ponto de partida para a conquista desta primeira fase da actual Autonomia:


Segundo Álvaro Lemos, porta-voz deste movimento revelou ainda que «a FLA pretende realizar um estudo económico, recorrendo a economistas noruegueses ou dinamarqueses, para demonstrar aos açorianos que o arquipélago tem condições financeiras para ser independente».

Ainda segundo o mesmo diário de Ponta Delgada, as comemorações desse evento histórico, terão lugar no próximo dia 6 de Junho, «com início pelas 11:00, com uma missa na igreja de S. Pedro (PDL), seguindo-se às 17:30 uma concentração no Jardim Sena Freitas, em Ponta Delgada, onde o independentista José de Almeida fará uma palestra».

terça-feira, 29 de maio de 2012

TRADIÇÃO, CULTURA E ESPLENDOR NAS FESTAS DO DIVINO EM STO AMARO DA IMPERATRIZ-(SC)



[Festa do Divino do Espírito Santo em Santo Amaro da Imperatriz (Santa Catarina) : Cortejo Imperial realizado no passado sábado, dia 26.05.2012. Filmagens a cargo do Sr. Igor Becker Martins e produção/edição da responsabilidade do Sr. Sebastião da Cruz]

***************************
Ao som dos dobrados (marchas) «Dai a César o Que é de César», «Dois Corações», «Coronel Bogey» e «Maurício Della Rocca», interpretados brilhantemente pela Banda de Música de Santo Amaro da Imperatriz, o Cortejo Imperial da Festa do Divino, percorre as ruas de Santo Amaro da Imperatriz em direcção à Igreja Matriz.

Convido os nossos leitores a ver e apreciar este cortejo, que para além de se enquadrar num evento tradicionalista e religioso, é um verdadeiro acontecimento social nesta cidade catarinense.

O esplendor destas Festas só tem paralelo nas Festas do D.E.S. na Califórnia ou então nas festas populares e cortejos cívicos da nossa querida e amada Ilha Terceira.

TERÇA FEIRA DO ESPÍRITO SANTO


[Terça-Feira do Espírito Santo na Vila da Madalena do Pico. Vídeo de 2009 da autoria do Pe. Marco Martinho]

***********************

A Terça-Feira do Espírito Santo é muito festejada nas Ilhas do Triângulo, em especial na Ilha do Pico.

O cortejo das rosquilhas na Vila da Madalena é um dos mais tradicionais e originais.

Esta variedade de comemorar e festejar o Divino Espírito Santo nas diversas ilhas, e mesmo dentro da mesma ilha ou concelho, é uma das nossas mais belas riquezas identitárias.

Açores: Unidade na diversidade.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

MARCHA VIENENSE NA FESTA DO DIVINO de 2012 EM STO AMARO DA IMPERATRIZ



[Vienese March pela Banda de Música de Santo Amaro da Imperatriz, abrilhantando um desfile das Bandeiras do Divino num cortejo nocturno.

Filmagem de Igor Becker Martins; edição e produção por Sebastião da Cruz]


***********

Como já vem sendo habitual decorreu nos passados dias 26, 27 e 28 de Maio (ontem) a Festa do Divino em Santo Amaro da Imperatriz (Santa Catarina/Brasil), a sua 158ª edição.

Eis aqui um pequeno apontamento musical postado à cerca de 1 hora pelo Sr. Sebastião da Cruz.

AÇORIANIDADE NO MUNDO (II): RIO DE JANEIRO - BRASIL



[Festa do Divino Espírito Santo na Casa dos Açores do Rio de Janeiro (Brasil) em 2009]

**********************

É impressionante ver as festividades em honra do Divino Espírito Santo, promovidas com muito amor e carinho pela nossa diáspora naquele grande país da América do Sul.

É também emocionante ouvir (ao minuto 1,25) o Hino ao Sº Espírito Santo no Rio de Janeiro e com as Bandeiras do Divino das várias Irmandades todas perfiladas nas varandas da Casa dos Açores do Rio de Janeiro.

Um bem haja a todos os Açorianos, que embora dispersos pelo Mundo, levam bem longe as nossas Tradições e levantam bem longe os nossos Símbolos.

AÇORIANIDADE NO MUNDO: ONTÁRIO, CANADÁ



[Festas do Divino Espírito Santo 2010, na cidade de Oakville, Ontário -CANADÁ]

O DIA DOS AÇORES

Hoje, Segunda-Feira do Espírito Santo, carinhosamente denominada o «Dia da Pombinha», é feriado no nosso arquipélago e comemora-se o Dia dos Açores.


Instituido no decurso da actual Autonomia democrática, outorgada constitucionalmente em 1976, este dia feriado e festivo é muito anterior à própria vigência da própria Região Autónoma, e foi sempre celebrado transversalmente por todas as ilhas e por toda sociedade açoriana, como símbolo da nossa identidade cultural, espiritual, geográfica, étnica e social.


Neste dia comemora-se os Açores em toda a sua plenitude e aquela realidade político-cultural e telúrica a que Vitorino Nemésio designou por Açorianidade.


Embora alguns, ainda com preconceitos politico-culturais ou sofrendo do síndroma de Estocolmo, designem este dia por Dia da Região, numa clara alusão ao Dia da Região Autónoma (uma realidade jurídica em construção e provavelmente efémera), a verdade é que este dia é muito, e muito mais do que isso, porquanto os Açores são muito mais do que uma região, por muito respeito que tenhamos pelas «regiões económicas», «regiões demarcadas», «regiões de turismo», regiões disto e daquilo.


Os Açores são uma identidade cultural, social, religiosa, politica, histórica e geográfica distinta das demais e possui um património imaterial digno de qualquer nação.


Comemoremos, portanto, com ânimo, empenho e dignidade o Dia dos Açores, o Dia da Pátria Açoriana.

domingo, 27 de maio de 2012

HINO DO ESPIRITO SANTO (AÇORES)




[Hino do Espírito Santo]

************************
O Hino dos Açores e que une todos os Açorianos, daqui e d'Além-Mar!

FESTA DO DIVINO FASHION


[Fusion video-fotográfica da autoria da artista e profissional da fotografia, Caroline Cerutti, sobre as Festas do Divino de Santo Amaro da Imperatriz (Santa Catarina) do ano passado]

********************

Como afirmámos no post anterior, as festividades em honra do Divino Espírito Santo em Santa Catarina são verdadeiros acontecimentos sociais e culturais.

Não subestimando toda a liturgia preparatória da Festa e todo o cerimonial religioso, assente nas raízes e nos fundamentos da mensagem do Espírito Santo, a estas características juntam-se toda a parte profona e estética que envolve a festa e a tradição.

Tal como nas nossas Ilhas e na nossa diáspora na América do Norte, as festividades do Divino neste estado brasileiro não são todas iguais. Umas são mais ricas e imponentes; outras mais singelas e austeras. Contudo, a religiosidade e o ambiente de alegria sã nesses dias é igual em todas as festas.

É em Santo Amaro da Imperatriz, um município que fica na parte continental do Estado, e que teve uma significativa colonização alemã, que as estas festividades em honra do Divino se revestem de grande magnificiência, onde existe até um protocolo bastante elaborado entre todos os figurantes/participantes no Cortejo Imperial.

Caroline Cerutti, capturou, com a sua câmara fotográfica, bonitos momentos e instantâneos destas festividades, quer na Igreja Matriz de Santo Amaro, quer durante o cortejo imperial.

Em esplendor, estas Festas do Divino em Santo Amaro da Imperatriz, podem comparar-se com as festas do D.E.S. nas nossas comunidades residentes ou nascidas na Califórnia, onde a Rainha e a sua corte são elementos estéticos muito interessantes do cortejo.

Na freguesia das Ribeiras do Pico, concelho das Lajes do Pico, certamente por influência dos nossos emigrantes da Califórnia, chegámos a ver cortejos com estas características.

sábado, 26 de maio de 2012

O CORTEJO IMPERIAL EM SANTO AMARO DA IMPERATRIZ E OS SEUS SEGREDOS...

[Fotografia do Diario Catarinense de Florianópolis]


*******************

Como sabeis a Festa do Divino é um dos eventos sociais, culturais e religiosos mais importantes da Ilha de Santa Catarina e bem assim em todo o litoral continental catarinense.

É sempre com muita expectativa que os catarinenses aguardam todo este ciclo de festas em honra do Divino Espírito Santo, inclusivamente quanto à indumentária sumptuosa que é exibida durante os denominados cortejos imperiais.

Em Santo Amaro da Imperatriz, a Festa do Divino é também um acontecimento social e o segredo do traje é guardado religiosamente como destaca hoje o Diário Catarinense na sua primeira página no item «Tradição»:


É precisamente hoje, sábado, que o segredo será revelado...

FESTA DO DIVINO E RESGATE DA CULTURA AÇORIANA NO ESTADO DE SANTA CATARINA (BRASIL)




[Programa da TV Câmara do município de S. José, a quarta maior cidade do Estado de Santa Catarina, sobre a Festa do Divino, a Simbologia da Festa e sobre o projecto de resgate da Cultura Açoriana naquela cidade e em todo o Estado.

S. José, faz fronteira com a parte continental da cidade de Florianópolis e tem cerca de 210 mil habitantes, quase a população total dos Açores , sendo a maior parte da sua população de ascendência açoriana, embora também existam muitos descendentes de alemães, polacos e espanhóis.

Participam neste programa «Legislativo em Foco», o Sr. Vereador Moacir da Silva, festeiro deste ano e o padre Paiva, pároco da Igreja Matriz de S. José]

*********

Este vídeo, embora longo (25 minutos), postado a 21.05.2012, é bastante elucidativo quanto ao carinho, respeito e tributo que os habitantes daquela cidade nutrem pelo Povo Açoriano e pela sua Cultura, dum modo muito particular a tradição ao culto em honra do Divino Espírito Santo.

Este carinho e dedicação dos descendentes dos nossos antepassados muitas vezes constrata com a negligência e a submissão de muitos dos nossos conterrâneos, a que eu apelido de açorígenes, e que constantemente obedecem às ordens do exterior (Lisboa e resorts circundantes), como vulgares capachos e amanuenses, e que têm vergonha de assumir a sua condição de ilhéus e de bater o pé às patifarias que nos fazem!

FESTA DO ESPÍRITO SANTO NA NOVA INGLATERRA (EUA)


[Festa do Espirito Santo de 2011 do Grupo de Amigos da Terceira na Nova Inglaterra (EUA), abrilhantada pela presença dos típicos cantadores populares a interpretar o tradicional Pezinho da Terceira]

Povo, Tradição e Identidade é isto: para onde vão os Açorianos, estes nunca se esquecem das suas lindas e maravilhosas tradições, em especial o culto em honra e louvor ao Divino Espírito Santo!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

POVO, TRADIÇÃO E IDENTIDADE (V)



[Vídeo realizado na Ilha de Santa Maria em 1997. A procissão foi toda a pé desde a Vila até aos Milagres. Vídeo capturado a partir de uma cassete VHS. ]

Uma produção do Sr. Ricardo Chaves, com a respectiva memória descritiva inserta no seu blog: http://www.rchaves.com/blog

**********************

Um documento etnograficamente interessante e que ilustra as Festas em Louvor do D.E.S. com muita simplicidade e autenticidade na Ilha de Santa Maria, e que tem algumas particularidades em relação às festas congéneres nas outras ilhas.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

A DIVINA FESTA DO ESPÍRITO SANTO NA CIDADE DE FLORIANÓPOLIS -SC

[Casal Festeiro para a Divina Festa de 2012 em Florianópolis, capital estadual de Santa Catarina]


******************************
O Ciclo das Festas do Divino em Florianópolis (Santa Catarina) arrancaram no passado sábado, dia 19 de Maio e promovidas pela IDES- Irmandade do Divino Espírito Santo:



Estas Festas são um momento alto na vida social e religiosa de muitas comunidades do Estado de Santa Catarina, em especial da Ilha de Santa Catarina, e que são bem demonstrativas da presença da Cultura e Identidades Açorianas naquelas paragens do Atlântico Sul.


Um pouco de história da Festa do Divino neste vídeo institucional:






[Divina Festa do Divino Espírito Santo- SC.Compacto institucional produzido para IDES/Promenor, direcção de Marcos Bettencourt]

SCHOTASKOVICH ENSEMBLE NO PALÁCIO DA CONCEIÇÃO



[A vetusta Orquesta Filármónica de Berlim actuando no Waldbühne Berlim num imponente e memorável concerto de Verão sob a batuta do maestro italiano Ricardo Chailly, interpretanto a Suite nrº 2 (Parte II- Little Polka, Valsa,nr.2, Dance, Finale) de Dimitri Shostaskovich, prodigioso compositor russo, nascido em 1906 na cidade de São Petersburgo (Rússia) ]

****************************

Há muito que os Açores estão na rota dos eventos culturais da Europa e frequentemente são realizados cá concertos de música clássica, contemporânea, canto, danca, ballet, etc.
Hoje, dia 24 de Maio, no Salão Nobre do Palácio da Conceição é oferecido um concerto com a actuação do Shotoskovich Ensemble, cujo programa e reportório é o seguinte:


Uma boa oportunidade para quem aprecia música clássica e intemporal.
{O Schotaskovich Ensemble foi fundado em 2006 para assinalar o centenário do nascimento do seu patrono, Dimitri Schostakovich, um dos mais brilhantes, prodigiosos e controversos compositores do século XX, e que atravessou os períodos mais cruéis daquele século, incluindo a II Guerra Mundial e a censura estalinista, mesmo depois de ter sido galardoado com as mais altas insígnias da ex-URSS.

Este ensemble é um agrupamento residente no Centro Cultural de Belém (Lisboa) e já actuou em vários países europeus (Suécia, Rússia, França, Estónia, Portugal e Espanha)}

POVO, TRADIÇÃO E IDENTIDADE (IV)



[Festa do Espírito Santo em Monterey, no Estado da Califórnia-USA]

**************************

As Festas em honra e louvor ao Divino Espírito Santo realizadas pela Comunidade Açoriana emigrada e residente na Califórnia, revestem-se de muita magnificiência e sumptuosidade, o que contrasta com a simplicidade das festas do D.E.S. nas nossas aldeias e freguesias.

Há uma explicação para este facto: a nossa emigração na Califórnia é uma das mais antigas e mais prósperas do Novo Mundo.

Para muitas gerações de Açorianos, a Califórnia constituiu um autêntico El Dorado ou a terra do leite e do mel.

Nesta terra da abundância e da prosperidade os nossos emigrantes exteriorizaram o culto ao Divino Espírito Santo duma forma glamourosa, mas não menos sincera ,crente e piedosa.

Nalguns aspectos - as vestes ricas, o cortejo imperial, as mordomias,etc- assemelham-se às Festas do Divino que se realizam no Sul do Brasil, designadamente no Estado de Santa Catarina.

Mercê do seu trabalho, empenho e cidadania, hoje a comunidade açoriana na Califórnia é constituida por várias gerações e é uma das comunidades étnico-culturais daquele estado norte-americano mais bem integrada e activa na vida social, politica e cultural.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

APOIAMOS A CONTINUAÇÃO DO «BOM DIA AÇORES»

Neste blogue já fizémos algumas referências quanto à extinção do melhor programa de televisão que é emitido a partir dos Açores e para os Açores - o «Bom Dia Açores» - sob a direcção do distinto jornalista e açoriano dos quatro costados, o Sr. Pedro Moura.

Para a maioria dos Açorianos, nos quais me inclui, a verdadeira janela açoriana tem sido este programa, o qual já tem alguma longevidade e que é e tem sido uma extraordinária companhia nas manhãs açorianas e ainda com um bónus diferido ao fim das tardes.

Neste programa as notícias e as actualidades têm rosto, têm nome , têm mensagem e até têm muitas vezes debate franco e despreconceituado.

Fugindo ao figurino industrial, asséptico e intelectualóide doutros programas, o Sr. Pedro Moura no seu estilo informal e coloquial, pôs ao longo destes últimos anos os açorianos a falar entre eles e incrementou o conhecimento inter-ilhas.

Nesse programa foi dada a voz a muitos que não tinham voz; foi dada prioridade ao cidadão comum e a todos os assuntos que interessam efectivamente aos Açorianos - meteorologia, protecção civil, transportes, eventos profanos e religiosos, agenda cultural, promoção turística, divulgação médica, acções de solidariedade, actualidade desportiva de todas as modalidades, notícias sobre o trânsito rodoviário, recomendações policiais, etc, etc, - eram ali noticiados, tratados e comentados pelos respectivos responsáveis.

Se há ou havia programa com a etiqueta de serviço público era e ainda é, durante mais uma semana e picos, o Bom Dia Açores.

Infelizmente, e em consequência das recentes deliberações políticas da tutela em Lisboa, este programa vai acabar, pois não interessa a Lisboa este tipo de serviço público, mas sim os directos futebolísticos, saber se os jogadores da selecção deles comeram brioches ou bijous ao pequeno almoço ou se houve uma porrada de mortos e feridos nalgum infeliz acidente...

Não devemos esquecer que toda esta pulhítica relativa à televisão pública nos Açores teve e tem a colaboração de procuradores locais de Lisboa, desde políticos a soldo do exterior a "empresários" dos media e até a alguns funcionários oportunistas e anti-açorianos.

No Facebook está aberta uma página denominada «Continuação do Bom Dia Açores na RTP-Açores»: http://www.facebook.com/bomdiaacores.

Em conclusão: Só quando os Açores tiverem na sua mão o comando do seu futuro é que estas situações serão ultrapassadas. À atenção dos nossos eleitores e dos nossos representantes.

POVO, TRADIÇÃO E IDENTIDADE (III)

Numa altura em que nos querem impingir intragável fast food cultural doutras paragens, quer através de televisões domesticadas, ditas nacionais, ou mesmo com a profusão da tiriricagem profissional que vem do exterior ou que proselita aqui ideias e programas adversos à nossa maneira de ser e de viver, é preciso levantar bem alto as nossas bandeiras e estimar os nossos queridos símbolos:


[Vídeo muito interessante sobre as Festas da mítica comunidade das Sete Cidades, Ilha de S. Miguel - AÇORES]

terça-feira, 22 de maio de 2012

POVO, TRADIÇÃO E IDENTIDADE (II)



[Folias de S. Miguel pelo grupo de Foliões da Bretanha, actuando na mítica freguesia das Sete Cidades para o programa «Verão Total» do Canal 1 da RTP.]


*****************
Estes grupos de foliões são presença obrigatória nas festas e cortejos em honra do Divino Espírito Santo.
Ao som da folia, composta por ferrinhos, tambor e violas, segue o cortejo pelas ruas da freguesia, conforme usos e costumes de cada comunidade, e até quando há distribuição das famosas «sopas do Espírito Santo», lá estão os Foliões para animar os presentes e agradecer todas as dádivas ao Divino Espírito Santo]

OFERTA DUMA COROA DO ESPIRITO SANTO À CASA DOS AÇORES DA ILHA DE SANTA CATARINA (BRASIL)



[Cerimónia da oferta duma Coroa do Divino Espírito Santo pelos três Municípios da Ilha do Pico à Casa dos Açores do Estado de Santa Catarina (Brasil), aquando das Festas da Terça-Feira do Espírito Santo da vila da Madalena do Pico a 13 de Maio de 2008.Oferta abrilhantada com os sons do açorianíssimo Hino do Espírito Santo. Uma produção Video Digital Faria]

********

Nesta cerimónia esteve presente a Drª Lélia Pereira da Silva Nunes, professora, escritora e investigadora da presença dos Açorianos na Ilha de Santa Catarina e do Estado com o mesmo nome. A cerimónia, embora simples,teve muito simbolismo e foi demonstrativa dos laços culturais e de sangue que unem os Açores e Santa Catarina, no Brasil.

A entrega foi efectuada pela então Presidente da Associação dos Municípios da Ilha do Pico, Sara Maria Alves Rosa dos Santos à Presidente da Casa dos Açores da Ilha de Santa Catarina, Carin Heloisa Hahn da Silva Machado.

Testemunhos duma história comum que devemos acarinhar e alimentar.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

A BANDEIRA DO DIVINO JÁ ANDA NAS RUAS DE SANTO AMARO DA IMPERATRIZ (SANTA CATARINA)



[Desfile das Bandeiras do Divino e do Cortejo Imperial (2011)pelas ruas da cidade de Santo Amaro da Imperatriz, Estado de Santa Catarina-Brasil ao som da filarmónica da Sociedade Musical e Cultural de Santo Amaro. Uma produção do Sr. Sebastião da Cruz]

***************

Para este ano da graça de 2012 o programa das Festas do Divino nesta cidade catarinense é o seguinte e pode ser consultado no site oficial das Festas do Divino Espirito Santo /Santo Amaro da Imperatriz-SC:


Como vêm as tradições açorianas e o culto ao D.E.S estão bem vivas em Santa Catarina no Brasil, trazidas e acarinhadas pelos nossos antepassados que povoaram e colonizaram aquele Estado.

Nestas Festas nota-se muito empenho, devoção, autenticidade e animação, às vezes muito superior ao local de origem (Açores), aliás como também acontece na Califórnia, Nova Inglaterra e Canadá.

Saibamos preservar, aqui nos Açores, o legado e o espírito popular das nossas tradicionais Festas em Honra e Louvor ao Divino Espírito Santo e não corrompê-las com eventos apimbalhados ou corsos carnavalescos extemporâneos e martelados para efeitos de vaidades profanas, como acontece em Ponta Delgada num determinado evento proto-turístico promovido no mês de Julho por uma entidade politico-administrativa (CMPDL).

Saibamos respeitar os fundamentos do culto ao Divino Espírito Santo!

FESTA E CULTURA AÇORIANA NO ESTADO DE STA CATARINA: GLÓRIA AO DIVINO ESPÍRITO SANTO!




[Festa do Divino.2010 na Paróquia de Nª Sª das Dores em Jaguaruna - SC-Brasil.

Mais um vídeo produzido pelo Sr. Guilherme Pereira da Costa sobre as festividades do Divino Espírito Santo e sobre a Cultura Açoriana naquele estado austral brasileiro. Fogo preso e cortejo imperial ao som da Filarmónica Amor à Pátria de Jaguaruna]

************************
«Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.

Enviai o vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra...»

SERÁ QUE LISBOA PRETENDE TRANSFORMAR A EX-RTP AÇORES NUM CANAL DE ESGOTO DA PRODUÇÃO «NACIONAL»?

Como já foi noticiado, está para breve a implementação da famigerada janela de quatros horas para a programa do canal (RTP) que já foi dos Açores.


Tudo leva a crer que essa medida de gestão (?) será implementada a partir do próximo mês de Junho, embora haja ainda algum mistério em relação à programação ou conteúdos a introduzir nesse canal.

Pelo que já veio a lume, aliás pela voz do próprio apresentador, o popular programa «Bom Dia Açores» acabará no próximo dia 1 de Junho, uma sexta-feira.

Em post anterior já nos referimos quanto à importância deste programa para as nossas populações, devido à sua variedade temática, espontaneidade, participação e actualidade noticiosa sobre as nossas comunidades e ilhas.

Para além deste programa, outros houve e outros ainda há que são autêntico serviço público para os Açores, uma vez que a nosso arquipélago tem as suas especificidades e até as suas necessidades de informação que não se compadece com as prioridades noticiosas nacionais ou mesmo mundiais. Para isso há uma outra grande variedade de canais internacionais que transmitem essas notícias com mais profissionalismo, transparência e isenção.

Convém lembrar que a ex-RTP Açores foi implantada cá ao abrigo dum vasto pacote de reinvindicações junto do Estado Central e como um instrumento da nossa própria Autonomia, mais tarde outorgada constitucionalmente.

Durante muitos anos a RTP Açores foi um veículo fundamental de dinamização cultural e social e foi principalmente uma poderosa ferramenta para a nossa ambicionada e indispensável unidade regional.

Com a RTP Açores, os habitantes das Flores e do Corvo, ficaram a conhecer melhor o que se passava nas ilhas de Sta Maria, S. Miguel ou Terceira, e vice-versa.

Tudo isto - e com este canal que já foi dos Açores - vai acabar!

Um dos grandes argumentos apresentados pela tutela (Governo de Lisboa) deste canal (que já foi dos Açores) , e que é propriedade do Estado Português, é que é necessário reduzir custos....

Ora, tudo isto é uma falácia. Uma coisa é melhorar, racionalizar ou optimizar a gestão dos recursos postos à disposição da RTP e que são pagos pelos contribuintes, incluindo os açorianos, através das taxas do audio-visual, das publicidades, etc; outra coisa é simplesmente cortar ou extinguir serviços de forma cega, e até ofensiva, como tem sido o caso da ex-RTP Açores.

O que é que nós vemos? Vemos a RTP extinguir a autonomia dos centros regionais dos Açores e da Madeira e até rescindir o contrato que tinha com a EuroNews, um canal europeu de qualidade e isenção informativa.

Por outro lado continua tudo na mesma: os ordenados milionários e os cachetes escandalosos para uma casta especial que vegeta na RTP; continua também os programas de lixo informativo e recreativo, desde doses industriais de futebol (agora no mês de Junho vai ser um verdadeiro inferno!), telenovelas e seriados de 7ª categoria, programas com os tiriricas nacionais com comendas ao peito, programas nocturnos com ralé e deliquentes, etc, etc...

É esta a produção nacional - vulgo serviço público - que a televisão portuguesa quer meter no novo canal criado para as Ilhas Adjacentes?

E por que é que não metem esses conteúdos e todo esse lixo nacional informativo e recreativo no dito cujo?

Espero que os Açorianos dêm a resposta adequada a mais esta prepotência dos centralistas de Lisboa e a mais este ataque à nossa Autonomia.

domingo, 20 de maio de 2012

TIMOR LESTE - 10 ANOS DE INDEPENDÊNCIA



[Hino Nacional de Timor-Leste]

Refrão:

«Pátria, pátria, Timor-Leste nossa nação,

Glória ao povo e aos heróis da nossa libertação»

Música de Afonso Redentor Araújo; Letra de Borja da Costa

**************************

Hoje, dia 20 de Maio, faz precisamente dez anos que Timor Leste restaurou a sua plena independência perante a comunidade das Nações.

Depois de séculos de abandono e colonialismo (suave) português; ocupação selvática japonesa durante a II Guerra Mundial; processo atribulado de descolonização em 74/75 que acabou em guerra civil e numa ocupação sanguinária do seu grande vizinho indonésio (com a cumplicidade das grandes potências à época); depois de muito abandono e traição de Portugal (durante o PREC e até à década de 90) em relação ao povo sofrido de Timor Leste, finalmente o Povo heróico de Timor conseguiu a sua libertação e a sua independência.

Foi o massacre no cemitério de Santa Cruz - relatado e filmado pelo jornalista Max Stahl para todo o mundo - que deu grande impulso à luta pela independência de Timor no final da década de 90 do século passado, quando já muitos consideravam o território como a 27ª província da Indonésia.

Mercê duma conjuntura internacional muito favorável; do grande empenho do governo português chefiado pelo Engº António Guterres e do próprio Presidente Jorge Sampaio; do empenho e compromisso do Presidente americano Bill Clinton, o que muito valeu as relações pessoais que este tinha com o PM português; da mobilização da Igreja Católica e da própria sociedade civil portuguesa; e principalmente da resistência heróica , cultural e religiosa dos timorenses, Timor Leste aproveitou, finalmente, esta janela de oportunidade e conseguiu alcançar a sua Libertação e Independência.

Nesse processo devemos realçar a participação dum açoriano, o Dr. Jaime Gama, à data Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, e que fez um trabalho diplomático notável com vista a redimir Portugal dos erros passados e a repôr justiça e dignidade na vida dos nossos irmãos timorenses.

Apesar de muito longíquo, Timor Leste, outrora Timor Português, teve sempre grandes e afectivos relacionamentos com os Açores e Açorianos.

Basta recordar a presença de muitos sacerdotes, missionários, professores, funcionários públicos e militares oriundos destas ilhas açorianos e que muito contribuiram para o desenvolvimento cultural e social de Timor. Inclusivamente existem muitos laços de sangue entre açorianos e timorenses.

O primeiro bispo em Timor (Diocese de Dili) foi D. Jaime Goulart, natural da freguesia da Candelária, Ilha do Pico, e que o signatário teve a felicidade de conhecer, falar e privar com tão ilustre personalidade.

Ainda recentemente passou pelos Açores, o actual Ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Zacarias da Costa, e que regressou ao nosso arquipélago passados 35 anos, onde estudou durante dois anos na nossa Ilha do Pico.

Segundo Zacarias da Costa, em declarações à imprensa em Ponta Delgada : «Queria passar pelos Açores para homenagear as pessoas que me trouxeram para cá, mas também o Povo Açoriano, pela ligação histórica e afectiva com Timor Leste».

Neste 10º Aniversário da Independência de Timor-Leste, daqui desta tribuna, enviamos as nossas mais sinceras felicitações para o Povo de Timor e para as suas autoridades, democraticamente constituidas.

FESTA DO DIVINO 2012 EM MOGI DAS CRUZES, ESTADO DE S.PAULO -BRASIL



[Novena, quermesse e alvoradas na Festa do Divino de 2012, em Mogi das Cruzes (S.Paulo-Brasil).

Reportagem da TV Diário com data de 19.05.2012]

Já estamos em plena época das festividades em honra e louvor do Divino Espírito Santo, quer nestas nossas ilhas, quer noutras latitudes e longitudes, como é o caso presente.

É quando a Bandeira do Divino se transforma na Bandeira do Povo.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

O VOO DO MILHAFRE (II)

[Milhafre ou queimado buteo]

Hoje o Milhafre sobrevoou o «Correio dos Açores» que se publica em Ponta Delgada e encontrou um artigo de opinião que merece o seu devido destaque neste blogue e nesta rubrica dedicada ao Açorianismo, Açorianiedade e Actualidade Politico-Social e Cultural dos Açores.

Com a devida vénia linkamos o seguinte artigo de opinião do Sr. Carlos Rezendes Cabral, um militante da Causa Açoriana, desde a primeira hora:

ATAQUES À AUTONOMIA


[Apesar de muita gente, por questões de soldo ou de fanatismo partidário, não levantarem ainda um dedo contra as afrontas que Lisboa está a desenvolver consecutiva e gradualmente, apraz-nos registar a opinão daqueles que ainda sentem o pulsar do seu coração açoriano.

A pouca vergonha já chegou ao ponto de querem negociar nas nossas costas, o nosso espaço aéreo e as infra-estruturas aqui instaladas, como já quiseram fazer com os nossos mares e como estão fazendo (também nas nossas costas) com a Base das Lajes.

É preciso estar vigilante e alertar os Orgãos de Governo Próprio dos Açores para que defendam intransigentemente os primordiais interesses dos Açores e que não se limitem a respeitar os pintelhos constitucionais, pois quem muito se agacha lhe aparece o cu.

Também devemos denunciar todos os cúmplices, traidores e vendidos que estando entre nós, querem alienar os nossos recursos, os nossos direitos históricos e políticos e ainda por cima preconizam que pagamos os custos de soberania que outros aqui exercem!]

JANTAR DA CANTORIA 2012, LONDON (ONTÁRIO)



[Jantar da Cantoria 2012 em London, Província do Ontário - Canadá]

Uma das manifestações mais queridas e interessantes da cultura popular dos Açores é a sua cantoria. Desde as tradicionais cantigas ao desafio até às típicas «velhas» da Terceira.

Este género da cultura popular tem muitos apreciadores e muito bons improvisadores, principalmente nas Ilhas Terceira, S. Miguel e S. Jorge.

À semelhança doutras manifestações culturais, religiosas, folclórias e etnográficas, a nossa emigração transportou também para esses países do Novo Mundo estas típicas cantorias e que muito animam as nossas festas populares, jantares ou outros eventos sociais que juntam os nossos emigrantes para matar saudades da terra que os viu nascer ou da terra dos seus antepassados.

Até já existe um regular intercâmbio entre cantadores vindos expressamente dos Açores com cantadores radicados nos EUA e no Canadá, como testemunha este singelo e divertido vídeo.

A Cultura não é só erudição, é também todo este conjunto de manifestações artísticas que identificam um povo, a sua maneira de ser e a sua maneira de viver.

E em todas as variedades e valências, os Açores são um verdadeiro arquipélago de cultura.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

CONFERÊNCIAS DA AUTONOMIA DA BATATA DOCE

Nas épocas que antecedem os actos eleitorais legislativos quase todos os partidos concorrentes realizam conferências, seminários, simpósios, encontros, etc. por forma a atrair para as suas fileiras algumas personalidades ditas independentes ou recrutar elementos proeminentes da sociedade civil.

Nestas alturas aparecem sempre em bicos de pés alguns «independentes» profissionais, os quais habitualmente são dependentes crónicos da chulança pública.

Para espanto de muitos até há independentes que mudam de campo como o diabo esfrega um olho. Nunca estão cansados e até julgam que o mundo gira à volta deles e até têm a pesporrência de avaliar o trabalho dos outros que lhes sucederam nas mesmas funções.

Ontem foi anunciado por um partido português a operar na Região a realização dumas conferências sob a epígrafe da «autonomia»....

Pelo programa apresentado, pelos temas a tratar ou mesmo pelas personalidades ou comissários sectoriais, julguei que tínhamos voltado ao tempo das saudosas palestras da Junta Geral.

Numa altura em que a Europa está de pernas pró ar; numa altura de severa e imprevisível crise
na eurozona; quando o Governo neo-comunista liberal de Lisboa, para além de estar a destruir paulatinamente o país e por arrastamento os Açores; numa altura em que esta (já de si minguada e diminuida) Autonomia está a ser espezinhada, vilipendiada e humilhada pelos centralistas/colonialistas de Lisboa , etc, etc, aparecem umas senhoras e uns senhores , muito pimpões e muito bem vestidinhos a perorar sobre minudências de mercearia, como é o caso das passagens aéreas, que é um dos casos onde a demagogia e a sem-vergonhice atingiram níveis patológicos.

Claro que tudo isto não passam de conversas para boi dormir e que nada têm a ver com os Açores, com o futuro do Povo Açoriano, e muito menos com a sua Autonomia ou mesmo com o seu processo irreversível de Auto-Determinação.

E para dourar a pílula até vão patrocinar um evento tipo mesa redonda/ideias quadradas sobre o tema «Emprego», quanto todos nós sabemos que existe por parte do governo neo-comunista liberal de Lisboa um verdadeiro plano para fomentar mais desemprego; potenciar mais desregulação nas relações laborais; aprofundar a desvalorização do trabalho; mais eliminação de direitos e apropriação dos descontos da segurança social para acudir as emergências causadas por toda esta politica de devastação social e económica.

Conferências da Autonomia? Só se for da batata-doce!

Vão mas é gozar o pagode para a vossa terra!

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A BANDEIRA DO DIVINO



[A Bandeira do Divino, um dos temas mais emblemáticos de Ivan Lins.]

«Os devotos do Divino,
vão abrir sua morada
Pra bandeira do menino
ser bem-vinda,
ser louvada, ai, ai

Deus nos salve esse devoto
pela esmola eu seu nome
Dando água a quem tem sede
dando pão a quem tem fome, ai, ai
........
Que o perdão seja sagrado
que a fé seja infinita
Que o homem seja livre,
que a justiça sobreviva, ai, ai
.........»

FESTA DO ESPÍRITO SANTO NO ESTADO DE SANTA CATARINA


[Festa da cultura açoriana, uma grande tradição do povo jaguarunense.
Mais de 107 anos de Tradição e Devoção ao Divino Espírito Santo.]

[Um interessante vídeo documental postado em 2008 sobre as Festas do Espírito Santo

numa cidade do Estado de Santa Catarina, no Sul do Brasil, da autoria do Sr. Guilherme Pereira Garcia, para ver e ouvir ao som de bonitas marchas festivas interpretadas pela filarmónica local]


«A origem da Festa é histórica. Surgiu de uma promessa feita pela rainha Isabel de Portugal ao Divino Espírito Santo, em troca de acordo entre pai e filho que disputaram o trono.

Quando houve a reconciliação ela mandou bordar na bandeira vermelha, uma pomba branca simbolizando a Paz. E mandou colocar um pombo de prata na ponta do mastro da bandeira...

Assim todo o ano a Corte Imperial participa na Festa em honra ao Divino Espírito Santo, e o Rei coroa um menino pobre demonstrando que o poder está ao serviço do Povo...»

Este culto ao D.E.S. foi levado para as terras austrais do Brasil pelos nossos antepassados e ainda hoje é lembrado como o mais vigoroso e eloquente traço de identidade do Povo Açoriano naquelas paragens.

terça-feira, 15 de maio de 2012

O VOO DO MILHAFRE (I)

Iniciamos hoje neste blogue uma nova rubrica intitulada «O Voo do Milhafre», através da qual iremos dar destaque e realce a artigos de opinião publicados na nossa imprensa ou posts publicados em blogues açorianos ou noutros, e quando os assuntos tratados nos mesmos tenham a ver com a actualidade açoriana ou com temas especificamente açorianos.

Para inaugurar esta rubrica nada melhor do que linkar um artigo de opinião do Sr. João Pacheco de Melo, publicado hoje no «Açoriano Oriental» online e que é um autêntico libelo acusatório a quem, por um prato de lentilhas, quer vender os Açores e hipotecar o nosso futuro aos centralistas/colonialistas de Lisboa:


A TRISTE DEPENDÊNCIA



[De facto é vergonhoso para um partido fundador da nossa Autonomia - o velhinho PPDA (Partido Popular Democrático Açoriano) , hoje transformado numa sucursal insossa do PSD português com sede em Lisboa!, - estar permanentemente a vilipendiar o que aqui se fez e faz; a municiar os inimigos da autonomia com polémicas e guerrilhas estúpidas para fins meramente eleitoralistas e pessoais; e até a vender a alma ao diabo com o objectivo da vã glória do poder.

Quando vemos e ouvimos a actual líder da sucursal do PSD português nos Açores, Drª Berta Cabral, e respectiva entourage, não temos dúvidas algumas que pretendem «governar» «esta» Região à boa maneira das Juntas Gerais e dos Governos Civis dos ex-«distritos autónomos», cujos responsáveis iam despachar a Lisboa e trazer na bagagem uns providenciais cheques para construção de fontanários e bebedouros...

Subscrevemos integralmente o teor deste artigo e daqui felicitamos o seu autor por mais esta pedrada no charco do pântano putrefacto desta autonomia fantoche.

É igualmente vergonhoso assistir à quietude duma determinada élite (ou pseudo-élite), outrora comprometida com a Autonomia e com a Defesa dos Açores, mas que agora por meras questões de intendência e de bucho, abdicaram da luta e andam aí a caucionar as doutrinas centralistas e neo-comunistas liberais de Lisboa e arredores!

Para memória futura!]

domingo, 13 de maio de 2012

EM MEMÓRIA DE BERNARDO SASSETTI




[Bernardo Sasseti - Da Noite ao Silêncio]

Vítima de trágico acidente faleceu Bernardo Sassetti, brilhante compositor e pianista, e que ainda tinha muito para dar à música e às artes em geral.

Esteve várias vezes entre nós, actuando no Teatro Micaelense e participando no AngraJazz.

Era um incondicional amigo dos Açores e tinha muitos amigos e apreciadores cá.

A vida tem destas coisas e quando menos se espera acontece algo de trágico.

Bernardo Sassetti , era ainda muito jovem, mas possuia já um riquíssimo curriculum na música, no piano e no palco. Foi traído por uma das suas alucinantes paixões: a fotografia. A arte da fotografia.

Também era um militante das causas sociais e culturais. A sua morte trágica e prematura deixa inegavelmente Portugal muito mais pobre.

Da sua biografia destacamos o seguinte: Bernardo Sassetti, nome artístico de Bernardo da Costa Sasseti Pais, descendia de ilustres cidadãos: era bisneto de Sidónio Pais, Presidente da República Portuguesa, também conhecido pelo cognome de Presidente-Rei, e era também sobrinho-neto do compositor Luis de Freitas Branco, uma das figuras mais notáveis da cultura portuguesa da 1ª metade do século XX.

Como inveterado apreciador de música em todos os seus géneros, designadamente no jazz em que Bernardo Sassetti era um exímio executante e compositor, esta morte comoveu-nos muito e é com muita honra e sentimento que prestamos mais esta justíssima homenagem.

Como canta Luis Represas em 125 Azul:

«...Mas Deus leva os que mais ama;

Só Deus tem os que mais ama»

sábado, 12 de maio de 2012

SENHOR SANTO CRISTO DOS MILAGRES


[Hino do Senhor Santo Cristo]

Na cidade de Ponta Delgada estão a decorrer as festividades em honra do Sº Sº Cristo dos Milagres , o verdadeiro Senhor das Ilhas.

As cerimónias religiosas têm o seu ponto alto neste Sábado e amanhã, Domingo, com a realização da grandiosa e tradicional procissão do Sº Sº Cristo.

Este ano as cerimónias são presididas pelo Núncio Apostólico da Santa Sé em Portugal, D. Rino Passigato.

Segundo a Agência Ecclesia estão entre nós várias centenas de emigrantes açorianos, na sua grande maioria provenientes dos Estados Unidos da América, Canadá ou mesmo Brasil.

As festividades (profanas e religiosas) prolongar-se-ão durante a próxima semana, até à Quinta-Feira do Santo Cristo.

Algumas cerimónias e eventos podem ser seguidas em todo o Mundo através do site da Irmandade: www.santo-cristo.com/

Boas Festas a todos e uma boa estadia a todos os que nos visitam, dum modo muito especial os nossos emigrantes.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

POVO, TRADIÇÃO E IDENTIDADE


[Festa do Espírito Santo da Aliança Jorgense, San José- Califórnia: 23 de Maio de 2010]


* Música: Hino do Espírito Santo*



Tradicionalmente os meses primaveris de Maio e Junho são muito significativos e auspiciosos para nós, Açorianos.

É nestes meses, regra geral, que se festeja com muito entusiasmo, fé e tradição o culto ao Divino Espírito Santo e que é uma das mais poderosas marcas identitárias do Povo Açoriano, quer aqui nestas maravilhosas ilhas atlânticas, quer no Novo Mundo onde se radicou a nossa diáspora, desde a mais remota (Brasil e Califórnia) até à mais recente (Nova Inglaterra, Canadá, Bermuda).

Nalgumas ilhas já começaram os tradicionais impérios e as emocionantes coroações, e é neste tempo de promissão que nos faz recuar docemente aos nossos tempos de infância.

É também a partir do mês Maio que se inicia na ilha Terceira a temporada das touradas à corda, e que, pese embora alguma polémica, são uma tradição muito forte e popular naquela ilha e também noutras do grupo central, e que nada tem a ver com as estrangeiradas e bárbaras touradas de praça.

Por outro lado, na Ilha de S. Miguel é também no mês de Maio, regral geral, que se realizam as grandiosas festividades religiosas em honra ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, um culto que já tem mais de três séculos, e que muito significado tem para todos nós, e num modo muito especial para os nossos emigrantes, que sempre que podem , regressam para cumprir as suas promessas e agradecer junto do Sº Sº Cristo todas as graças alcançadas.

De facto é nesta época do ano que a Açorianiedade - todo este conjunto de valores sociais, culturais e religiosos que nos identificam como um Povo que tem uma identidade e uma tradição - atinge o seu ponto mais alto, e que culmina na celebração cívica do Dia dos Açores, instituido precisamente na Segunda-Feira do Espírito Santo (dia da pombinha), como traço de união entre todas as ilhas , para honrar os nossos conterrâneos que mais se destacaram e para exaltar a nossa liberdade e os nossos valores culturais.

Para muitos, felizmente, estes rituais de exaltação da açorianiedade prolongam-se até ao dia 6 de Junho, data incontornável da nossa história recente, e que ainda não obteve o seu devido destaque na cronologia açoriana.

quarta-feira, 9 de maio de 2012

FLA, DE NOVO....SEGUNDO O «DIÁRIO INSULAR»

[Foto da edição do Diário Insular de 09.05.2012]

Segundo a edição de hoje do «Diário Insular», publicado na Cidade Património Mundial de Angra do Heroismo, Ilha Terceira, os símbolos da FLA estão a ser investigados em várias ilhas, alegadamente pelas secretas portuguesas.:


Segundo a notícia deste diário terceirense: «Têm-se multiplicado pelas ilhas vários símbolos da FLA nos últimos dois anos. DI sabe que o fenómeno já está a ser investigado por serviços secretos, mas há quem duvide da associação dessas manifestações a um movimento politico».

Na 1ª coluna deste mesmo diário especifica-se mais o fenómeno: «Símbolos da FLA-Frente Libertação dos Açores recomeçam a ser exibidos publicamente nas ilhas.

Bandeiras ondulam ao vento, umas vezes solitárias, outras acompanhadas de bandeiras do Espírito Santo; nas paredes aparecem inscrições independentistas...»

Esta notícia, em conjunto com outras que têm surgido na nossa imprensa e até nas conversas de café e convívios sociais, revelam que o espírito açoriano e o instinto natural de defesa da nossa terra e da nossa identidade está a emergir, pacifica e orgulhosamente.

Associar a bandeira que a foto exibe à FLA é jornalisticamente um erro. Aquela bandeira é a bandeira histórica dos Açores, pelo que é muito preocupante saber que existem em curso alegadas investigações sobre este poderoso símbolo açoriano. Seria o mesmo que mandar investigar as antigas bandeiras de Portugal, nomeadamente a de D. Afonso Henriques ou a da Monarquia Constitucional, que muitas vezes encontramos hasteadas em edificios ou moradias de simpatizantes monárquicos...

Por outro lado, e não é a 1ªvez que este tipo de notícias sai (talvez seja para amedrontar e assustar!), como é que é possível num país que se diz pertencer à UE e que subscreveu todas as Cartas da ONU, sustentar investigações e prováveis perseguições, alegadamente (sublinhamos) por serviços secretos?...

E já agora, por que essas secretas não ocupam o seu precioso tempo em investigar e monitorizar as roubalheiras que neste preciso momento devem estar a ocorrer nalguns gabinetes de Lisboa, à conta do contribuinte português, pobre e ultrajado, e onde se transacciona a soberania nacional às talhadas?.....

CRIMINALIZAR OS RESPONSÁVEIS PELO EMPOBRECIMENTO ILÍCITO

As eleiçoes deste fim-de-semana nalguns países europeus, em especial na França e na Grécia, vieram de novo questionar as famigeradas políticas austeritárias que estão a ser adoptadas em toda a União Europeia, e que estão a suscitar consequências dramáticas na Grécia, Portugal, Irlanda, Itália, Espanha e até já chegaram ao miolo central desta (des)União (França, Holanda, Belgica).


Estamos a assistir, entre países desta mesma União, não só a uma mega transferência de capitais e recursos entre países - da periferia para o centro (Alemanha), como a uma transferência massiva de riqueza interna- nos países sujeitos a programas severos de austeridade - dos parcos recursos e haveres de cidadãos pobres/remediados/classes médias em direcção a instituições financeiras, monopólios de serviços, cadeias de grande distribuição, capitalistas predadores e até o próprio Estado, que na sua ânsia e lascívia de cobrar impostos, atropela os direitos básicos dos cidadãos, e se for preciso, como já está acontecendo em Portugal, põe os pés na própria Consituição.


Nesta Europa do saque, da corrupção, da burocracia, dos impostos e do confisco , é preferível salvar um banco ou um exmo banqueiro do que salvar 10 mil ou 20 mil cidadãos da fome, da miséria e nalguns casos do próprio suicídio.


É o que se passa em Portugal, um país onde a Constituição vale tanto como uma folha de couve. Ataca-se o trabalho, o salário, a magra pensão, e por outro lado protege-se o capital financeiro, os grandes contratos, os oligopólios ou mesmo os monopólios da distribuição, das telecomunicações, da energia, das estradas, dos combustíveis.


Estamos a assistir ao maior saque que há memória na História. Rasga-se os contratos de trabalho, os contratos sociais, corta-se nos vencimentos e nos subsídios, rouba-se nas reformas de pessoas que trabalharam uma vida inteira, mas não se toca nas coutadas da nomenklatura, da classe politica cleptocráctica, dos capitalistas protegidos pelo Estado e pelas leis, muitas delas cozinhadas em escritórios da alta advocacia e da parecerística oficial de Estado.


Os orgãos de soberania não existem, ou se existem, é para inglês ver ou para proteger os mais fortes e protegidos. Todo vigor e força da lei e toda a burocracia kafkiana cai inapelavelmente em cima do cidadão comum. Penhora-se salários, carros, casas, terras, gado, etc. Executa-se casas e outras propriedades que valem 50 ou 100 por dívidas fiscais ou contributivas no valor de 1 ou 2. Os bancos e as financeiras, protegidos pelo Estado e pela lei, para além de megas ajudas que recem ou vão receber deste, capturam bens que valem 100, alienando-os posteriormente por 20 ou 30, ficando ainda o pobre devedor escravizado para o resto da dívida.


Toda esta situação dramática já está acontecendo entre nós, nos Açores, pois há dias soubemos que um chefe de família que trabalhou toda a sua vida para comprar uma casa e sustentar os seus filhos - sem quaisquer auxílios do Estado !- está na contigência de perder a sua casa (já com 12 anos de pagamento ininterrupto das prestações) por não poder agora pagar em virtude de ter caído brutalmente no desemprego e por a sua mulher ficar doravante sem os subsídios a que tinha direito, como funcionária pública.


Se é legítimo processar ou julgar quem foi responsável por todas as situações de enriquecimento ilícito, gestão danosa, gastos perdulários, nepotismo, compadrio, etc- como já foi ventilado na comunicação social - é ainda mais legítimo processar e até criminalizar quem, com as suas acções e/ou omissões, está levando famílias e comunidades inteiras para a miséria, fome e desespero.


Aqui, nos Açores, não contribuímos para as roubalheiras públicas e privadas que aconteceram em Portugal e na Madeira, por isso reservamos o direito de processar todos aqueles que estão a consentir e a promover o roubo dos nossos salários, dos nossos bens e até do nosso futuro e do futuro dos nossos filhos.


Embora a solução politica nos Açores passe pela rejeição completa deste modelo de dependência e de dependências em relação a Lisboa, a verdade é que enquanto isto não fôr resolvido politicamente, as nossas Instituições, os nossos Orgãos de Governo Próprio e os movimentos da nossa sociedade civil, têm que estar prepararados para defender os nossos cidadãos, as nossas comunidades e as nossas queridas Ilhas, e pedir contas a quem nos está sujeitando a esta escravidão da dívida.


Se ao longo da História já provámos que sabemos lidar com cataclismos naturais (vulcões, sismos, terramotos, ciclones, inundações), certamente saberemos lidar com ladrões, corsários, piratas, centralistas e colonialistas.

terça-feira, 8 de maio de 2012

O «BOM DIA AÇORES» VAI ACABAR

Há poucos dias soubemos pela boca do próprio Pedro Moura, jornalista responsável pelo popular programa televisivo «Bom Dia Açores» da RTP-Açores, e também pela imprensa que se publica na Região, que este programa iria terminar no próximo dia 11 de Maio por cessação de contrato.

Esta cessação decorre das radicais alterações que a (ainda) RTP-Açores vai sofrer a partir deste mês com a implementação da famigerada janela de quatro horas (ou seis ?) diárias de programação regional para horário nocturno.

O programa «Bom Dia Açores» foi (e ainda é) um programa bastante eclético e interactivo, e tem sido uma companhia muito agradável nas manhãs açorianas , com repetição em diferido nos fins de tardes dalguns compactos.

Desde a omipresente meteorologia - fundamental para quem vive aqui nestas ilhas dispersas ao longo do Atlântico Norte! - até a eventos desportivos, religiosos, culturais, revista de imprensa, festas, folclore, prevenção rodoviária, noticiário policial , etc., de tudo um pouco, é ventilado neste programa o que constitui um verdadeiro serviço público.

Em virtude da sua emissão matinal este programa tinha e tem um público alvo muito específico e é uma companhia muito apreciada pela nossa população rural que gosta de saber de coisas doutras ilhas, do tempo que vai fazer ou mesmo acompanhar reportagens de festas, procissões e entrevistas em directo.

Nesse programa, os protogonistas são sempre as pessoas comuns, aqueles que diariamente fazem os Açores e que se levantam cedo para pôr esta Região a funcionar.

Infelizmente, e mercê de mais um ataque despudorado e inqualificável dos centralistas de Lisboa, este programa, e muitos outros de índole e produção regional, vão acabar.

Convém lembrar que a RTP-Açores, apesar das contigências e dos propósitos politicos que presidiram à sua implantação em 1975, tem tido um papel relevante na unidade açoriana e foi indubitavelmente um veículo de aproximação, intercâmbio, consciencialização e conhecimento entre as nossas ilhas e respectivas populações.

Reduzir a RTP-Açores a uma simples janela de 4 horas diárias é uma verdadeira afronta a todos os Açorianos, pois o que está em causa não são as verbas, mas um dos símbolos mais ilustrativos da actual autonomia e que desde o início vinculava o Estado Português na manutenção desta estrutura, em razão da nossa insularidade e especificidade.

Este é mais um dos muitos ataques que foram feitos contra os Açores e contra os Açorianos, e muitos mais estão em preparação.

Cabe a nós, Açorianos, com a superioridade moral que nos caracteriza e nos assiste, ponderar e reflectir, se faz sentido ter uma televisão falsamente açoriana, ligada e controlada por Lisboa, ou se pelo contrário a Região convida a RTP a desamparar a loja definitivamente e com isto, abrindo caminho a alterações profundas que urge iniciar.

Todos nós sabemos - e a famigerada crise é pretexto para tudo e mais alguma coisa - que a RTP-mãe não tem dinheiro para a RTP-Açores e RTP-Madeira, mas tem dinheiro q.b. para programas de autêntico «serviço público», desde programas de bola e de futebol até às tantas; toiradas reais; debates com tiriricas; shows com putedo e coirões; concursos parvos, etc., etc.

Que a RTP portuguesa seja muito feliz e que desapareça dos Açores o mais depressa possível, pois a partir de agora não faz cá falta nenhuma!